quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

UM TEMPO PARA LER...

Existem pais que pensam que mandando o filho ao colégio já está tudo em andamento para que aprenda a ler e a escrever. A família é a melhor escola na qual a criança adquire os mais importantes conhecimentos, que depois completa na aula. A atitude e o estímulo dependem, muitas vezes, da rapidez e da eficácia na aprendizagem da leitura.
Existem, para todas as crianças alguns preparativos ou estímulos para as leituras, que podem facilitar neles impulsos favoráveis (contar um conto simples, falar de maneira clara e correta,...)
A leitura serve para desenvolver a linguagem, o vocabulário, a criatividade, a fluidez, a imaginação; exige da criança uma grande participação, favorece a identificação de personagens e permite assimilar as mais diversas circunstâncias.

Deve-se educar os filhos para que aprendam a escolher por si próprios suas leituras, as que lhes podem ser mais adequadas, as que vão complementar sua personalidade. Mas se antes não soubemos oferecer-lhes uma informação clara, rigorosa, objetiva e completa, não poderão adquirir nenhuma autonomia neste campo. Aí se centra nossa tarefa: em ajudar as crianças a interpretar o que lêem, a canalizar seus gostos, dirigindo-lhes para a boa leitura, conhecendo antes de ler qualquer coisa que caia em suas mãos o que verdadeiramente é mais adequado e apresenta maiores qualidades.
Sugestões: Comecem a montar juntos uma biblioteca familiar. Leiam para seus filhos pequenos e com seus filhos maiores. Comentem entre si o que leram, etc...

Nenhum comentário: