quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O TEMPO LIVRE DOS FILHOS UM TEMPO PARA CRIAR...

Atualmente nossas crianças costumam ter variadas ocasiões e possibilidades de diversão. Entretanto, se polarizam na televisão ou em outra atividade exclusiva não criadora, ou se aborrecem soberanamente sem saberem a que se dedicar.

Muitas vezes, o tempo livre de nossos filhos não é preenchido adequadamente porque não o valorizamos em igualdade de importância com tempo de estudos por exemplo. Ambos os “tempos” são vida e devem ser bem utilizados. Mas a verdadeira realidade não consiste simplesmente na libertação da atividade escolar, mas em uma livre manifestação da totalidade de sua pessoa e, por isso, tem um autêntico e inapreciável valor.


A criança distribui seu tempo em três âmbitos diferentes, são eles: atividade escolar, a vida familiar e os tempos livres. São os três meios pelos quais chegam os estímulos que enriquecem sua personalidade. O tempo livre possui seu papel de formar uma personalidade completa e harmônica.
O descanso de nossos filhos deve ser compatível com uma série de atividades capazes de distraí-los e de afiançar neles diferentes hábitos criadores. O tempo livre não pode se converter em um tempo negativo; nunca deve ser um tempo no qual estão sem fazer nada, tombados preguiçosamente em uma cadeira, enquanto personagens pensam por eles na “telinha”. É preciso que, desde muito cedo, se acostumem a empregá-lo em algo positivo e o desenhem em um conjunto de facetas que se complementem e resumimos nas seguintes:

1- Faceta higiênica: O tempo livre é um restaurador de forças. O repouso não é uma perda de tempo, mas acúmulo de energias.
2- Faceta recreativa: As diversões sadias, as atividades preferidas, os gostos criativos, os jogos, são as armas para combater o cansaço.
3- Faceta cultural e artística: Dispor de um tempo livre no qual as iniciativas e a inventiva de nossos filhos possam ter um lugar adequado, capaz de desenvolver sua atitude criadora, estimulando suas aptidões e qualidades pessoais. Os trabalhos manuais criativos, entusiasmam e divertem. A aprendizagem de um instrumento musical pode ajudar a formar uma personalidade muito rica.
4- Faceta social: Para que nossos filhos convivam com outros colegas diferentes aos do colégio, é preciso que disponham de um tempo livre no qual possam encontrar-se com outras crianças e estabelecer com elas relações de amizade que satisfaçam suas necessidades sociais.
5- Faceta espiritual: o cultivo do religioso como iniciação e preparação à vida de piedade, que desenvolverão plenamente quando forem adultos.




O papel decisivo que a arte tem para a formação da personalidade é inquestionável. A emotividade é que conduz a atividade artística, e é necessário saber compreender o significado das distintas produções se quisermos ajudar nossos filhos a resolver seus problemas.
A arte se apresenta para pais e educadores, como colaboradora e incentivo da tarefa mais fundamental: permitir o pleno desenvolvimento de todas as possibilidades do homem a serviço da sociedade.
Os pais não podem inibir-se neste importante campo de utilização do tempo livre, com o pretexto de que "já vão ao colégio". Devem tentar ocupar-se mais deles, aumentando os meios e o vocabulário plástico da criança, tanto como se deve fazer para a musica, a expressão corporal e a poesia.

“As crianças necessitam da presença do pai e da mãe para sua educação; de um pai e de uma mãe que tenham tempo para estar com eles, com ocupação quase exclusiva nestes momentos, que se preocupe pelo que fizeram, que conversem com cada um, que os ajudem nas tarefas escolares, que brinquem...”



Devemos ter um tempo livre e se não o temos, devemos encontrá-lo como for. Os pais são os primeiros educadores e para educar precisam estar presentes.

Este tempo depende das obrigações profissionais dentro e fora de casa, mas estas obrigações nunca devem ser um obstáculo insuperado que impeça dedicar tempo à família.

Como aumentar nosso tempo livre ?
1. Na medida em que organizamos nosso trabalho conseguimos ganhar alguns momentos que, acumulados ao final do dia, nos permitirão chegar antes em casa.
2. Evitar o pluriemprego; analisando descobre-se que é mais rentável ganhar um pouco menos de dinheiro e mais tempo para a família do que o inverso.
3. Fazer com que toda família participe dos trabalhos em casa pode ser um modo de conseguir maior dedicação a ela.
4. Delegar funções e responsabilidades para cada membro da família com o propósito de que haja mais tempo livre para todos.


As vantagens do bom uso do tempo livre em família são facilitar a comunicação familiar e fazer com que os filhos adquiram confiança e se conheçam melhor.

O casal educa e não é apenas um dos cônjuges que se encarrega desta tarefa. Ambos se beneficiam desta convivência na qual os problemas passam a ser observados pelo casal, também melhor compreendidos e analisados, passando a solucioná-los da melhor maneira possível. A visão de pai e mãe normalmente se complementam se houver uma boa comunicação do casal.

Fonte:Instituto de Desenvolvimento da Educação.

Nenhum comentário: