quinta-feira, 26 de março de 2009

"Como ensinar meu filho a esperar para comprar? "



Olá amigos!Hoje fiz uma pesquisa na internet,e deparei-me com um assunto não muito comentado,porém pertinente nos dias atuais.Li um artigo da Especialista em Educação Financeira Cássia D`Aquino, onde ela comenta situações em que a criança deseja ter,desde um brinquedo,uma roupa,alimento, sem se importar com a situação financeira dos pais. Ela dá dicas muito importantes como educar a criança nestas horas.

Em suas palavras...

"É da natureza humana pretender que os desejos e necessidades sejam satisfeitos tão logo se apresentem. Aprender a suportar as esperas é fruto de um processo de construção permanente. Não por acaso, uma pessoa madura financeiramente é capaz de adiar os desejos em função de futuros benefícios. O exemplo dos pais nesse processo é primordial. Se souber esperar, seu filho também saberá. Para treinar essa habilidade nele, determine as datas em que será presenteado e as comunique. Se a criança não tiver uma perfeita compreensão da passagem do tempo, providencie um calendário para que ela assinale quantos dias faltam para a grande data. Deixe-a fazer planos sobre o que irá pedir no aniversário. Outra dica é estabelecer marcas de tempo associadas ao consumo. Um exemplo é autorizar a ingestão de refrigerantes apenas nos fins de semana. Você vai se surpreender com o efeito organizador que decisões como essas provocam na criança. Fazer seu filho se acostumar a esperar para conseguir o que deseja evitará que ele se torne refém do cheque especial e do cartão de crédito. Também vai torná-lo um adulto capaz de conviver com os limites da vida, por compreender que ninguém tem tudo o que quer, na hora que bem entende."
Cássia D’Aquino, especialista em educação financeira, é mãe de Pedro e autora de Educação Financeira: Como Educar seu Filho.
Seu site é www.educacaofinanceira.com.br
Espero que gostem deste artigo.Um abraço.

2 comentários:

Pescar Idéias disse...

Oi amada! Tem presente para você no meu blog. Beijos, Tânia

Cassia D’Aquino disse...

Oi, Márcia,

Muito obrigada pela gentileza de divulgar minhas ideias no blog.
Toda sorte e sucesso com o Espaço Pedagógico Livre.

Um grande abraço,


Cássia D'Aquino Filocre
Especialista em Educação Financeira
Corresponding Member da IACSEE-International Association for Citizenship, Social and Economics Education
www.educacaofinanceira.com.br
cassiadaquino@educacaofinanceira.com.br