quinta-feira, 26 de março de 2009

"Como ensinar meu filho a esperar para comprar? "



Olá amigos!Hoje fiz uma pesquisa na internet,e deparei-me com um assunto não muito comentado,porém pertinente nos dias atuais.Li um artigo da Especialista em Educação Financeira Cássia D`Aquino, onde ela comenta situações em que a criança deseja ter,desde um brinquedo,uma roupa,alimento, sem se importar com a situação financeira dos pais. Ela dá dicas muito importantes como educar a criança nestas horas.

Em suas palavras...

"É da natureza humana pretender que os desejos e necessidades sejam satisfeitos tão logo se apresentem. Aprender a suportar as esperas é fruto de um processo de construção permanente. Não por acaso, uma pessoa madura financeiramente é capaz de adiar os desejos em função de futuros benefícios. O exemplo dos pais nesse processo é primordial. Se souber esperar, seu filho também saberá. Para treinar essa habilidade nele, determine as datas em que será presenteado e as comunique. Se a criança não tiver uma perfeita compreensão da passagem do tempo, providencie um calendário para que ela assinale quantos dias faltam para a grande data. Deixe-a fazer planos sobre o que irá pedir no aniversário. Outra dica é estabelecer marcas de tempo associadas ao consumo. Um exemplo é autorizar a ingestão de refrigerantes apenas nos fins de semana. Você vai se surpreender com o efeito organizador que decisões como essas provocam na criança. Fazer seu filho se acostumar a esperar para conseguir o que deseja evitará que ele se torne refém do cheque especial e do cartão de crédito. Também vai torná-lo um adulto capaz de conviver com os limites da vida, por compreender que ninguém tem tudo o que quer, na hora que bem entende."
Cássia D’Aquino, especialista em educação financeira, é mãe de Pedro e autora de Educação Financeira: Como Educar seu Filho.
Seu site é www.educacaofinanceira.com.br
Espero que gostem deste artigo.Um abraço.

2 comentários:

Pescar Idéias disse...

Oi amada! Tem presente para você no meu blog. Beijos, Tânia

Cássia disse...

Oi, Márcia,

Muito obrigada pela gentileza de divulgar minhas ideias no blog.
Toda sorte e sucesso com o Espaço Pedagógico Livre.

Um grande abraço,


Cássia D'Aquino Filocre
Especialista em Educação Financeira
Corresponding Member da IACSEE-International Association for Citizenship, Social and Economics Education
www.educacaofinanceira.com.br
cassiadaquino@educacaofinanceira.com.br