domingo, 14 de fevereiro de 2010

Acidentes domésticos e crianças: o perigo mora em casa.

Pessoal,depois de algum tempo afastada do Blog,devido aos estudos dos filhos minha Faculdade enfim, agora consegui retornar,mas nunca deixei de ver os lindos trabalhos que vocês tem feito em prol da educação.Resolvi postar um assunto que ocorre muito nas nossas vidas,e principalmente para quem tem filhos pequenos.Eu li uma reportagem na internet e gostaria de compartilhar com vocês,sei que este assunto não será novidade para ninguém,porém vale a pena sempre ter precaução.

O acolhedor ambiente doméstico esconde riscos e perigos à saúde e bem estar das crianças, que correm sérios riscos de vida que vão dos maus tratos de babás ou cuidadores irresponsáveis à intoxicações, quedas e choques elétricos.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, 90% dos casos de acidentes domésticos com crianças são previsíveis e poderiam ser evitados pelos pais.

Os principais fatores de riscos estão diretamente ligados à faixa etária da criança. Crianças com até 2 anos de vida por exemplo, têm maior tendência a sofrer danos neurológicos em casos de traumatismos cranianos. E está sujeito a riscos impostos por terceiros: pode ser deixado caído no chão, queimado por líquidos, intoxicados por medicamentos e asfixiados dentro de carros fechados, por exemplo.

Já na idade pré-escolar, de 2 a 7 anos, a criança quer explorar o ambiente, como por exemplo, testar se pode voar como os super-heróis ou cair de determinada altura sem se machucar como nos desenhos animados.Nessa idade são comuns: quedas de bicicletas e de lugares altos, ferimentos com armas de fogo, cortes e traumatismos dentários entre outros casos.

No ambiente familiar, muitas crianças são vítimas de traumas por negligência de quem deveria cuidar delas. Fatores como pobreza, separação dos pais, ausência de seguro médico, famílias com muitos filhos, crianças com temperamento difícil ou com necessidades especiais são fatores que predispõem essas violências.

No Brasil, descontando-se o primeiro ano de vida, as injúrias físicas causam mais mortes de crianças e jovens do que a soma de todas as principais doenças. Até dois terços de todos os óbitos ocorrem por causas externas – traumas no trânsito, queimaduras, afogamentos e homicídios de adolescentes. A cada ano, os traumas físicos vitimam cerca de 200 mil crianças e adolescentes brasileiros com incapacitação física para o resto da vida.

DICAS PARA UM AMBIENTE MAIS SEGURO

Chupetas: Evite as que contém partes descartáveis, que podem provocar asfixia. Deve conter um espaço entre o bico e o anel de pelo menos 3 cm, para impedir que a criança ponha a chupeta toda na boca.

Protetores de Escadas e Janelas: Devem ser instalados em toda casa com crianças. Grades e telas devem ser instaladas em janelas, sacadas e varandas, além de portões de segurança em cima e em baixo de escadas e também na entrada da cozinha para limitar o acesso dos pequenos a esses ambientes.

Lesões com Bicicletas, Skates e Scooters: O uso do capacete é obrigatório, assim como é recomendado o uso de protetores de joelhos, punhos e cotovelos.

Atropelamentos: Instruir a criança a andar somente em áreas apropriadas, evitando ruas, estacionamentos e garagens.

Asfixias: Um saco ou uma sacola plástica deixados por esquecimento perto da criança podem provocar asfixias fatais em menores. Evitar sacos plásticos, balões e bexigas nas brincadeiras do menores de 6 anos.

Lesões Tecnológicas: Convém limitar o tempo de uso de computadores e videogames para evitar problemas de coluna e de visão. Verificar a cadeira e a posição da criança diante da tela.

Quedas: Manter caixas, objetos grandes e acolchoados longe de janelas, varandas e portas, para não servirem como meio de escalar ou cair.

Fonte: http://www.zill.brasilportais.com.br/geral/acidentes-domesticos-e-criancas-o-perigo-mora-em-casa-confira-aqui-229043.html

Nenhum comentário: