sexta-feira, 6 de março de 2009

"PROJETO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA."



Robótica: tecnologia como apoio à educação

Projeto de Educação Tecnológica: Desenvolvendo hoje as habilidade para o futuro

Os alunos brincando desenvolvem: capacidade de solucionar problemas, postura empreendedora, trabalho em equipe, flexibilidade e adaptabilidade.

O desafio da educação tem sido proporcionar momentos nos quais os alunos aprendam a trabalhar em equipe, a buscar por soluções criativas e idéias novas para situações-problema.
identificar e compreender um conceito, levantar hipóteses e confrontá-las com a dos colegas, respeitando e valorizando a função de cada um na equipe, são condições necessárias para a formação e a construção do cidadão e de suas competências.
Habilidades a serem trabalhadas no projeto Lego/Zoom:
Língua Portuguesa
Utilizar a linguagem oral com eficácia , começando a adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram o domínio de registros formais; desenvolver o planejamento prévio do discurso, a coerência na defesa de pontos de vista e na apresentação de argumentos e o uso de procedimentos.
História
Perceber e compreender como as relações entre os homens constroem a História. Entender as relações entre os homens ao longo dos tempos.
Geografia
Compreender o meio em que vive; quais os elementos naturais que compõem esse meio e quais os elementos produzidos pelo homem. Aprender a usar de forma racional os recursos naturais e os problemas gerados por sua má utilização.
Matemática
Comparação entre a a forma dos objetos do espaço cotidiano e a forma dos objetos geométricos (sem uso obrigatório da nomenclatura). Resolver situações-problema que envolvem processos matemáticos e argumentar para avaliar suas estratégias e resultados.
Ciências
Compreender a natureza como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive. identificar relações entre a ciência, a tecnologia e as condições de vida no mundo de hoje e ao longo de sua evolução histórica.
Arte
Identificar aspectos da função dos resultados dos trabalho nas mais variadas forma de expressão da arte.
Estratégias: - Kit de montagem। - Revista Lego Zoom. - Computador.



Ensino Infantil

Educação Infantil Para a Vida
Com o avanço das tecnologias, a busca de novas técnicas que ofereçam às crianças um aprendizado mais envolvente, criativo e motivador se tornou comum por parte dos pais e educadores. Desta forma, valores como habilidades e competências, que podem ser adquiridos na escola e levados para toda a vida, são cada dia mais valorizados.Baseado nestas necessidades e na forma de explorar e desenvolver a imaginação das crianças, o Projeto de Educação Infantil LEGO ZOOM se baseia nos quatro pilares da Educação da Unesco, estabelecidos no relatório de Jacques Delors:
Aprender a serBusca do autoconhecimento,auto-estima, pensamento crítico e criatividade.
Aprender a aprenderDescoberta do prazer de conhecer, compreender, construir e reconstruir.
Aprender a conviverDesenvolvimento da percepção de interdependência, respeito e valorização do próximo.
Aprender a fazerDesenvolvimento de habilidades e competências que resultem na aplicação da tecnologia.
Metodologia LEGO ZOOM
Hoje em dia, é fundamental prepararmos os jovens cidadãos para um mundo globalizado e dinâmico. Assim, a proposta da LEGO Educacional se baseia em quatro momentos de aprendizado:
ContextualizarSomar o conhecimento anterior ao que será adquirido por meio da atual experiência.
ConstruirEstimular a aplicação do contraste mental-manual, no qual a mente pensa e a mão realiza.
AnalisarAssimilar os acertos e erros por meio de experiências e análises.
ContinuarProvocar a curiosidade e a busca de novos conhecimentos e desafios.
Desenvolvendo múltiplas inteligênciasInteligência EmocionalPromoção do autoconhecimento e do relacionamento com o próximo
Inteligência MoralCapacidade de reconhecer e opinar a respeito de algo
Inteligência NaturalistaCapacidade de perceber a natureza e relacionar-se com a terra, flora e fauna.
Inteligência Física-cinestésicaCapacidade de expressão por meio dos sentidos e da coordenação motora
Inteligência MusicalAplicação da criatividade, sociabilização, memorização e raciocínio lógico
Inteligência EspacialDesenvolvimento da orientação de espaço e tempo
Inteligência Verbal-lingüísticaCapacidade de expressão por meio de idéias e palavras
Desenvolvendo HabilidadesO Projeto de Educação Infantil LEGO ZOOM tem como finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências. Esses valores são trabalhados nas crianças por meio do uso das ferramentas LEGO que são aplicadas nas atividades e no passo-a-passo dos fascículos da Educação Infantil.• Estética• Imaginação• Criatividade• Realização• Percepção visual• Planejamento• Iniciativa
LEGO ZOOM: uma lição de cidadaniaCom tantas novidades e atrativos surgindo no mundo multimídia em que vivemos, cada dia fica mais difícil fazer com que as crianças se interessem pela escola. Por isso, é fundamental que o ambiente escolar propicie um aprendizado diferenciado e seja atrativo.O Projeto de Educação Infantil LEGO ZOOM surgiu justamente para suprir essa necessidade e potencializar o talento natural das crianças. De forma criativa, ele transforma a aprendizagem em diversão e cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências por meio do uso de kits LEGO e do material didático-pedagógico ZOOM.
Fascículos do projetoPensando nos três últimos anos da Educação Infantil, a LEGO Educacional desenvolveu fascículos semestrais para serem utilizados como material de apoio pedagógico. Esses fascículos podem ser usado durante as atividades em sala de aula com o objetivo de complementar e favorecer o aprendizado ao mesmo tempo em que resgatam o prazer do aprender fazendo.

Ensino InfantilEnsino Fundamental IEnsino Fundamental IIEJA - Educação de Jovens e AdultosEducação para o TrânsitoProjeto MY FIRSTRCX / NXT

Uma proposta pedagógica para o desenvolvimento de competências e habilidades, preparando o aluno para a vida e para uma nova realidade profissional.

saiba mais

Entre em contato, estamos abertos para esclarecer suas dúvidas e receber suas sugestões.

entre em contato

Nenhum comentário: